sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

TECUM NOSCE


Tal qual criança, que olha para tudo com olhar de novidade
Assim vejo tudo ao meu redor e dentro de mim

Tudo novo!
Cada reflexo, cada raio de sol, cada planeta, cada movimento
Cada canção, cada som, cada tom e cada acorde
Redescubro velhas e novas ideias, aprendo nova gramática
Na mesma velha melodia extraio uma nova poesia
Um novo sabor, novas comidas, uma nova alegria
Lugares conhecidos tornam-se novos lugares
Velhos caminhos com novos roteiros
Amigos que se tornam conhecidos
Estranhos que se tornam irmãos

Descubro após décadas que gosto de filosofia
O quão profundas podem ser as raízes
O quanto algumas delas doem ao serem arrancadas
E que algumas jamais saem da alma

Olhar debaixo para cima me faz conhecer muito melhor
Aquilo que pensava conhecer olhando no mesmo nível
Vendo a importância da minha ausência
E a indiferença da minha presença

Deixo o conforto das certezas pra não ter certezas de nada
Vivo sonhos que meu coração nunca os teve
E caminhos que meus pés nunca antes trilharam
Redescubro que amo tudo que faço
E que minhas incertezas estimulam minha criatividade

E tal qual a criança me apresento à vida
Começando um novo caminhar
Sentindo o doce sabor da acidez, o frescor de um capuccino
Dissipo os medos que eu mesmo crio
Cuido de mim mesmo como cuido de outros

E no fim entendo o que me diz o Oráculo: TECUM NOSCE!

Nenhum comentário: