segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Casar Pra Quê ?

Desde que ficamos noivos uma das coisas que eu mais escuto é: Vai casar pra que? Até assistimos uma peça de comédia muito boa com esse titulo.

Na verdade, embutido nessa pergunta não está o contexto: Vocês estão felizes com o momento que vocês estão vivendo? Afinal de contas, só se casa quem se sente feliz. Mas o que sempre está por detrás dessa pergunta é: Você tem certeza? E se algo der errado amanhã?

De forma genérica, percebo que temos pessoas que não tomam essa decisão, ou a postergam o máximo que podem em razão do medo, da ansiedade, "o que vai acontecer amanhã?", "quais serão os resultados dessa escolha que estou fazendo?" 

Muitos tentam dizer várias outras razões, mas o que percebemos é gente com medo da dor, de ficarem doentes, da perda, da traição, de acabar ficando sozinho.

Uma vida de medo é uma pausa!

Vive em pausa porque tem medo de tomar uma decisão ou se comprometer com aquela que talvez seja a pessoa errada. Tem medo de não amar tão profundamente, medo de se ferir ou se ferir novamente. Ou medo de falhar e não servir mais à outra pessoa. Medo de não ter alegria no momento em que tanto sonhou. Porque tem medo do futuro. Muitas pessoas não se permitem experimentar a alegria de verdade, porque tem medo do que pode vir no futuro.

Deixe-me poupa-lo da ansiedade e ir direto ao ponto: Não há garantias. Meu pai me confessou que quase passou a sua ultima noite de solteiro em claro tentando achar resposta a essas perguntas: Será que seremos felizes? Será que nós vamos continuar nos amando daqui algum tempo? Será que ambos serão capazes de serem fiéis um ao outro?

Porem eu também te digo: é impossível ser plenamente feliz com uma vida em pausa!

Casamento é/deve ser uma decisão totalmente consciente, no entanto, toda a atitude que você toma é uma atitude de fé. 

Uma vida de fé permite você viver completamente livremente, alegremente e completamente o momento que Deus preparou pra você.

E não importa se você crê ou não em Deus, uma vida sem fé é uma vida impossível de ser vivida.


Portanto, se você tem uma vida em pausa por causa do medo, à você estendo o convite que à nós também foi feito: 

Venha para festa!

2 comentários:

Isabel disse...

Tudo tem seus prós e contras. Muitas vezes deixamos de experimentar coisas maravilhosas por medo de arriscar, por não saber como será. Como você disse, vivemos em pausas, deixamos a vida em suspenso, e perdemos grandes momentos.
Bom ou ruim, depende de nós, de como encaramos as situações e como enfrentamos o que a vida nos propõe.
Quanto ao casamento, só quem está dentro pode dizer, e, apesar de tudo, eu digo que é muito bom!
Uma frase do filme "Dança comigo", em minha opinião, responde perfeitamente essa questão (Casar pra quê?), que é mais ou menos assim: casamos porque precisamos de uma testemunha, para que nossa vida não passe despercebida, porque teremos alguém ao nosso lado que nos diz que se importa com o que fazemos.
Bom casamento pra vocês e sejam felizes e plenos.
Beijos

Isabel disse...

- Tantas promessas que fazemos e não cumprimos.
- E porque acha que as pessoas se casam?
- Paixão!
- Não.
- Achei que você fosse uma romântica, mas e então, porque?
- Porque precisamos de uma testemunha pra nossa vida.
Há um bilhão de pessoas na Terra.
E que importância tem a vida de cada uma?
No casamento você promete se importar com tudo, as coisas boas, as coisas ruins...
Tudo, o tempo todo.
Todos os dias. Então dizemos: 'Sua vida não passará despercebida, porque eu estarei lá para notar.'
'Sua vida não ficará sem testemunhas, porque eu serei sua testemunha.'
- Eu acertei, você é uma romântica.

(Dança comigo?)